Como o MEI Pode Abrir Loja Física? Veja 8 Dicas e Aproveite!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Introdução

O MEI pode abrir loja física? Quando você decide abrir um negócio próprio, considerar tornar-se um Microempreendedor Individual (MEI) é uma etapa importante. Como MEI, você terá a possibilidade de formalizar sua atividade comercial de maneira simplificada e com benefícios significativos.

A formalização como MEI oferece a oportunidade de operar na legalidade, proporcionando a você segurança jurídica e a possibilidade de expandir seus negócios ao abrir uma loja física.

Com o registro no Portal do Empreendedor, você obtém o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual, um documento que facilita a abertura de conta bancária, pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.

Além disso, estando formalizado, você passa a contribuir para a Previdência Social, o que lhe garante direitos como aposentadoria por idade e auxílio-doença.

O planejamento estratégico para a abertura da loja física como MEI também deve considerar a escolha das atividades permitidas, garantindo que seu empreendimento esteja conforme as regulamentações vigentes.

MEI Pode Abrir Loja Física: Entendendo o MEI

Antes de vermos alguns passos importantes de como o MEI pode abrir loja física, entenda mais sobre essa modalidade.

O Microempreendedor Individual (MEI) é uma figura jurídica que permite a formalização de autônomos no Brasil, fornecendo um CNPJ para facilitar a abertura de conta bancária, pedido de empréstimos e emissão de nota fiscal.

A inscrição pode ser feita de forma simplificada pelo Portal do Empreendedor, onde também é possível emitir o Documento de Arrecadação Simplificada (DAS) para pagamento dos impostos.

MEI pode abrir loja física e online

O MEI pode exercer mais de 450 atividades, com um limite anual de faturamento de R$ 81.000,00 e a possibilidade de contratar no máximo um funcionário. Como contribuinte da Previdência Social, o MEI tem direito a benefícios previdenciários.

O controle do faturamento e dos impostos deve ser feito mensalmente, com valores de pagamento variando de conforme o acordo com o tipo de atividade. Além disso, o MEI pode abrir loja física e obter orientações sobre gestão no SEBRAE e em outras instituições de apoio aos empreendedores.

8 Dicas de Como o MEI Pode Abrir Loja Física

Concretizar o sonho de ter o seu próprio estabelecimento comercial envolve etapas cruciais, desde o planejamento até a inovação no mercado. Confira algumas estratégias específicas de como o MEI pode abrir loja física.

1. Planejamento do Negócio

MEI pode abrir loja física ou não

O primeiro passo de como o MEI pode abrir loja física, definir objetivos claros e traçar uma estratégia robusta, iniciando por um plano de negócios detalhado que inclua análise de mercado, público-alvo, e um cálculo preciso do investimento inicial. Avalie a viabilidade do negócio considerando todos os custos envolvidos.

2. Escolha do Local e Estrutura da Loja

Selecione uma localização estratégica com alto fluxo de pessoas. Considere a estrutura necessária para sua loja e a pertinência da região escolhida, além de observar a concorrência e potencial de crescimento do ponto comercial.

3. Aspectos Legais e Tributários

MEI pode abrir loja física como proceder

Cumpra com todos os aspectos legais para a regularização do seu estabelecimento comercial, como obtenção de alvará, inscrição municipal, e vigilância sanitária, se necessário. Entenda a tributação aplicável, como Simples Nacional, CFPs, ISS, e a emissão de notas fiscais.

4. Gestão Financeira e Controle de Custos

Controle o financeiro com um planejamento financeiro meticuloso. Monitore custos fixos e variáveis, estabeleça um fluxo de caixa constante, e esteja atento às possibilidades de empréstimos e financiamentos que possibilitem o controle de custos eficiente.

5. Marketing e Promoção da Loja

MEI pode abrir loja física por onde começar

Utilize a internet e redes sociais para fortalecer sua marca. Invista em campanhas de publicidade que dialoguem com o público-alvo e elabore promoções que incrementem a visibilidade do seu ponto de venda.

6. Atendimento ao Cliente e Fidelização

Ofereça um atendimento ao cliente de qualidade para garantir a satisfação e a fidelização do seu público. Estruture um serviço pós-venda eficaz e desenvolva estratégias de retenção que façam os clientes quererem voltar e recomendar seu estabelecimento.

7. Gestão de Estoque e Logística

MEI pode abrir loja física quais as leis

Organize um sistema de gestão de estoque que permita um controle preciso dos produtos. A logística deve ser pensada para maximizar a eficiência e a rapidez, tanto no fornecimento quanto na distribuição de mercadorias.

8. Adaptação ao Mercado e Inovação

Mantenha-se atualizado com as tendências de mercado e esteja pronto para adaptar sua loja. A inovação deve ser contínua, avaliando a concorrência e tecnologias emergentes para garantir uma estratégia competitiva sustentável.

Contando com Plataformas de Gestão de Lojas

Vimos que o MEI pode abrir loja física, portanto ter um gestão especializada é essencial. O sucesso de uma loja física também passa pela forma como ela é gerenciada.

MEI pode abrir loja física qual plataforma de gestão usar

O Phibo é uma empresa que proporciona soluções especializadas em gestão para lojas de roupas, sapatos ou acessórios, auxiliando na organização e otimização do espaço.

A plataforma de gestão é completa, desde o controle de estoque, integração com o cliente, vendas, contas e emissão de notas fiscais. Tudo é facilitado pelo sistema. Sendo 100% online, você não precisa baixar nenhum programa e ainda conta com um suporte eficiente.

O uso do software é intuitivo e em apenas uma semana, é possível aprender a manusear as principais funcionalidades. Com planos diversificados como ouro, prata e bronze, há opções para cada tipo de necessidade empresarial.

https://www.youtube.com/watch?v=4zd2D0OwBBI

Além disso, o Phibo oferece um teste grátis de 14 dias para você experimentar o serviço antes de selecionar o plano que melhor se encaixa ao seu empreendimento. Entre em contato através do WhatsApp e descubra como ter a melhor gestão de estoque em sua loja.

MEI Pode Abrir Loja Física: Conclusão

Agora você já sabe que o MEI pode abrir loja física e entende algumas das estratégias fundamentais para o sucesso dessa empreitada.

Com planejamento, adaptação e o uso de ferramentas adequadas de gestão, como as oferecidas pelo Phibo, seu sonho de ter um negócio próprio e prosperar no mercado está ao seu alcance.

Não deixe para depois, comece a planejar hoje mesmo sua loja física e torne-se um exemplo de sucesso no universo dos microempreendedores individuais. Entre em contato agora mesmo e tenha mais informações.

CEO em Phibo
Graduado em Engenharia de Produção pela UFMG.
Especialista em Business Strategy pela Harvard Business School.

Cofundador da Phibo, um sistema que simplifica o dia a dia de mais de 6 mil lojas de varejo de moda em mais de 26 estados do Brasil.
Lucas Torres
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Posts Relacionados

A Phibo é avaliada como "Excelente" no Google

(Nota 4.6 em 5 nas avaliações dos clientes)