Vender roupas na internet nunca foi tão lucrativo como agora. O e-commerce de moda é uma forma de comércio online que se concentra na venda de roupas, calçados, acessórios e diversos produtos relacionados à moda e ao universo fashion.
Entre uma imensa variedade de estilos, públicos e segmentos, a moda oferece ótimas perspectivas para empreendedores e empresários do varejo que buscam ganhar dinheiro vendendo pela internet.
Além disso, oferece oportunidade para marcas e designers alcançarem o sucesso com suas criações e peças exclusivas, possibilitando vender para qualquer lugar do mundo.
Neste artigo da Phibo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre marketplace de moda, além da situação do e-commerce no Brasil e dicas para montar o seu próprio e-commerce de moda. Tenha uma ótima leitura!
O que é e-commerce de moda?
A definição de e-commerce de moda pode ser feita como uma loja virtual especializada em roupas e produtos relacionados, como calçados, bolsas, acessórios e outros itens.
A grande vantagem do e-commerce de moda é que ele permite aos clientes adquirirem roupas sem a necessidade de visitar lojas físicas, além de poder contar com uma maior variedade de peças, praticidade na compra e outros benefícios.
Uma indústria em constante evolução e crescimento, o setor de e-commerce de moda vem desempenhando um papel primordial na economia de muitos países, inclusive no Brasil (veja mais abaixo), onde se destaca como um dos segmentos mais promissores.
Além da praticidade, comodidade e outras vantagens oferecidas, o e-commerce de moda vem se tornando cada vez mais procurado por consumidores por conta da importância da internet e das redes sociais em influenciar as compras e determinar os padrões de vendas.
Com os avanços tecnológicos aprimorando a experiência de compra e o setor de moda online se tornando um dos mais dinâmicos e exigentes do mercado, a digitalização da indústria de vestuário vem caminhando a passos cada vez mais largos.
A pandemia da Covid-19 e a mudança de hábitos que vivenciamos durante esse período também impulsionou o crescimento do e-commerce de moda em todo o mundo, assim como em nosso país.
Segundo dados divulgados pela Neotrust, o e-commerce brasileiro foi liderado pelo segmento de moda e acessórios durante o primeiro ano de pandemia, que correspondeu a 19% das vendas entre março de 2020 e março de 2021.
A impossibilidade de comprar roupas presencialmente fez com que os brasileiros olhassem com mais atenção para o e-commerce de moda, fato que consolidou os marketplaces de roupas e acessórios como um dos preferidos pelo consumidor.
Para se ter uma ideia, treze milhões de brasileiros realizaram a primeira compra pela internet no ano de 2020, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Ebit/Nielsen em parceria com o Bexs Banco.
Mesmo após a reabertura total da economia, o ritmo de crescimento do e-commerce e do marketplace de moda segue empolgando o setor, reunindo cada vez mais oportunidades de negócio para diversos segmentos de vestuário e acessórios.
Como está o mercado de e-commerce de moda no Brasil?
Atualmente, o e-commerce de moda no Brasil reúne excelentes índices de crescimento. Dados divulgados pela plataforma Admitad mostram que o número de vendas acumulou aumento percentual de 15% em 2022, com renda bruta 24% maior do que em 2021.
Com a recuperação gradual da economia após a crise instaurada pela pandemia, o setor de e-commerce de moda teve um papel significativo para o varejo nacional, trazendo otimismo para pequenas, médias e grandes empresas do segmento.
A adoção de soluções como plataformas com tecnologias de interação, melhoria no serviço de entrega, softwares de gestão e outras medidas também tornaram a experiência do consumidor mais positiva, aumentando a procura pelo e-commerce de roupas no Brasil.
Exemplos de e-commerce de moda
Assim como as lojas físicas de vestuário e acessórios, o e-commerce de moda é dividido em vários tipos e segmentos, reunindo roupas, calçados e outros itens para diversos fins e perfis. Veja alguns exemplos:
Fast fashion
O setor de fast fashion é um dos mais populares entre os consumidores dos marketplaces de moda, já que oferece roupas e acessórios com preços acessíveis, alta rotação de produtos e uma imensa variedade de produtos para homens, mulheres e crianças.
Varejo tradicional
Lojas físicas de moda que expandiram seus negócios para o e-commerce, que reúnem tanto coleções próprias como também uma grande variedade de marcas nacionais e importadas de moda feminina, masculina e infantil.
Moda sustentável
Segmento que cresce exponencialmente, o e-commerce de moda sustentável se concentra em marcas e produtos que unem moda e sustentabilidade, desenvolvidos com matérias-primas ecológicas e produção responsável.
Moda esportiva
A prática de atividade física nunca foi considerada tão importante para uma vida saudável, ativa e repleta de bem-estar. Por isso, mais e mais pessoas estão dedicando parte de seus dias para praticar algum tipo de exercício.
Assim, o e-commerce de moda esportiva garante um enorme alcance ao disponibilizar seus produtos na internet, atraindo praticantes de diversas modalidades.
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Tendências do e-commerce de moda
A tecnologia segue como a principal ferramenta de atração de clientes para o e-commerce de moda, já que a utilização de recursos e tendências como inteligência artificial, provadores virtuais e logística reversa vem trazendo excelentes resultados.
O consumidor digital possui padrões cada vez mais elevados em relação às suas experiências de compra, desde o atendimento até a entrega do produto.
Dessa maneira, marcas e lojas estão investindo alto na experiência do cliente, unindo soluções tecnológicas e análise de dados para conhecer profundamente sua base de consumidores e se manterem competitivas no mercado.
Outra tendência que segue em alta para o e-commerce de moda é o chamado social selling, prática que envolve a utilização das mídias sociais para conectar marcas com clientes, criando engajamento e atraindo mais cliques para as lojas virtuais.
Pontos de atenção no e-commerce de moda
Como dito anteriormente, as ferramentas tecnológicas oferecidas ao cliente estão se tornando primordiais para o e-commerce de moda, devido à comodidade que proporcionam durante a experiência de compra.
Por isso, um dos erros mais comuns dos marketplaces de moda é ignorar a força que a inovação pode trazer para o negócio por meio de ferramentas e recursos tecnológicos, que podem ser utilizados nos sites, no atendimento, na entrega e em muitos outros aspectos.
A falta de comunicação efetiva com o público-alvo e a dificuldade em construir relacionamentos duradouros também afeta consideravelmente o sucesso de um e-commerce de moda, devido à grande concorrência do setor.
Como montar um e-commerce de moda
Escolha uma boa plataforma de e-commerce
Para ter sucesso em sua loja virtual, escolha uma boa plataforma de e-commerce, que deve reunir características como:
- Boa variedade de layouts disponíveis;
- Integração com outros aplicativos e softwares utilizados pela loja ou marca;
- Recursos de segurança como certificado SSL e sistema antifraude;
- Funcionalidades e recursos ligados ao controle de vendas.
Estude bem seu nicho
No universo fashion, existem inúmeras vertentes que podem garantir sucesso para um e-commerce, como moda infantil, roupas profissionais, itens para cama, roupas para eventos e muito mais.
Antes de iniciar um negócio e abrir seu próprio e-commerce de moda, estude as principais tendências e analise o público-alvo de seu nicho, a fim de garantir maior conhecimento sobre o mesmo.
Foque na experiência do cliente
Com tantas opções disponíveis atualmente na internet, é cada vez mais difícil conquistar um cliente sem oferecer uma experiência memorável durante as fases da jornada de compra.
Busque fazer com que sua experiência seja única, desde o atendimento inicial até o recebimento do produto, apostando em treinamentos e workshops para sua equipe de atendimento e mantendo o foco da atenção sempre no cliente.
Capriche nas imagens
A parte visual é de extrema importância no e-commerce de moda, por isso procure disponibilizar fotos de alta qualidade de seus produtos, tiradas em estúdio e com diversos ângulos, além de recursos no site como fotos 360° e provadores virtuais.
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Como melhorar a experiência de compra no e-commerce de moda
Veja abaixo dicas para tornar a experiência de compra mais fluida e agradável para o público do seu e-commerce de moda:
- Ofereça atendimento de excelência;
- Invista em uma entrega rápida e eficiente;
- Garanta uma plataforma veloz e intuitiva para o e-commerce;
- Tenha um software de gestão para administrar sua loja física e virtual;
- Valorize feedbacks e busque implementar melhorias contínuas;
- Mantenha informações atualizadas e bem detalhadas sobre os produtos;
- Crie um programa de fidelidade e recompensas.
Conclusão
Ao juntar planejamento estratégico, ferramentas tecnológicas e tendências do universo fashion, o e-commerce de moda pode reunir excelentes oportunidades para empreendedores, já que se trata de um segmento em constante crescimento.
Uma dessas ferramentas é a plataforma de gestão da sua loja de moda, um recurso indispensável para empresários administrarem seus negócios e aspectos como estoque, finanças, vendas, notas fiscais, etiquetas, cobranças e muito mais.
O Phibo, plataforma inteligente utilizada para a gestão de mais de quatro mil lojas espalhadas em 25 estados brasileiros, oferece os recursos citados acima e muito mais facilidades para impulsionar o crescimento e organização da sua empresa.
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Especialista em Business Strategy pela Harvard Business School.
Cofundador da Phibo, um sistema que simplifica o dia a dia de mais de 6 mil lojas de varejo de moda em mais de 26 estados do Brasil.
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